Livro >> Orgulho e Preconceito

Titulo: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen   |    Editora: Best Seller
ISBN: 85-7123-615-1
Folhas: 303 páginas

Sinopse: Os amigos Charles Bingley e Fitzwilliam Darcy não se sentem à vontade em meio a gente simples de Hertfordshire no interior da Inglaterra. De elevada posição social e habituados a lidar com as mulheres sofisticadas e insinuantes da sociedade de Londres, eles menosprezam as ingênuas moças do lugar. Até que o destino coloca em seus caminhos as irmãs Jane e Elizabeth Bennet. Bonitas, inteligentes e desinibidas, elas conquistam Bingley e Darcy, pondo em xeque seus preconceitos sociais.
Mais que uma história de amor, Orgulho e Preconceito é uma brilhante reflexão sobre a primeira impressão, aquela análise superficial feita das pessoas, e como ela acaba, por muitas vezes, destruindo as relações humanas.

O que falar de Orgulho e Preconceito? Acho que é um dos livros mais lidos do planeta. E um dos romances mais conhecidos da autora inglesa Jane Austen.
Orgulho e Preconceito conta a história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy passada no século XIX, é um clássico da literatura mundial. Além de ter sido série na TV Britânica BBC como um dos protagonistas o ator Colin Firth, há alguns anos o livro foi parar nas telonas com a grandiosa Keira Knightley no ano de 2005 interpretando a Elizabeth ou Lizzi para os íntimos.
Eu sou completamente apaixonada por esta histórias e não sei quantas vezes eu já assisti o filme.
Elizabeth é uma moça com pensamentos muito avançados para sua época, com afinidade maior com seu pai, tem uma família grande. Além de sua mãe ainda tem três irmãs.
Elizabeth cultiva muito o amor e se julga sabiamente conhecedora de seus sentimentos. E na época os casamentos eram arranjados principalmente na questão de dote. Elizabeth era totalmente contra a esse tipo de conduta e dizia somente casar com tal homem que fosse digno de seu amor. Elizabeth era uma moça muito inteligente e sociável. Adorava conversar e dançar com sua melhor amiga Charlotte Lucas.
Diferentemente de Darcy que não era nada sociável e muito reservado. Era dono de um patrimônio com valor estimado de muita valia. Com uma mansão linda em Pemberley na cidade de Derbyshire, Darcy vivia somente para o cuidado de sua irmã Georgiana que era bem mais nova que ele e com os negócios da família deixados pelo seu pai após o falecimento.
Mr. Darcy era comprometido desde infância com sua prima a filha de sua tia Lady Catherine que era muito conhecida na região e tinha muito dinheiro. E tinha somente um amigo o Charles Bingley. Mas Mr. Darcy que tinha fama de ser muito durão e preconceituoso para quem não conhecia tinha a fama totalmente diferente daqueles que o conhecia intimamente.
Mas quando Charles Bingley junto com sua irmã, resolvem ir para o condado de Netherfield passar por algum tempo em umas da mansãos da família junto com o seu amigo Mr. Darcy,  que eles conhecem a Familia Bennet.
Como dia Elizabeth tinha três irmãs. Uma delas era Jane Bennet irmã mais velha e confidente de Elizabeth. O qual Charles se encanta muito e se apaixona desde a primeira vez que a vê.
E com a paixão desses dois que a Elizabeth e Mr. Darcy se conhecem. Mas diferente dos contos de fadas os dois não vão com a cara de um do outro; devido a timidez, o preconceito de Darcy e o orgulho e preconceito de Elizabeth.
Elizabeth o julga culpado por tudo de errado que acontece para o relacionamento de sua irmã Jane com Bingley. Sendo por parte culpa mesmo de Darcy. Que futuramente descobre o erro que cometeu. E descobre que essa repugnância por Elizabeth não seja indiferença e sim amor.
Elizabeth demora um tempo para descobrir o mesmo. E passa por muitas coisas antes que isso acontece. O fim do relacionamento da irmã, a fuga de uma de suas irmãs mais novas com o soldado Wickham (que por sua vez, quase arruinou  a família de Darcy a tempo atrás), o desprezo e a autoridade da Lady Catherine e por ai vai.
Acho que não vou contar toda a estória né?
Mas de fato, é um romance lindo. Que não demonstra somente as qualidades. Digamos que há mais defeitos do que qualidades. Mas é justamente estes princípios que fazem da estória um romance de contos de fadas!
A frase marcante do livro e do filme é quando Mr. Darcy se declara para Elizabeth Bennet e diz: “Eu te amo, ardentemente”. O vídeo abaixo mostra  esta cena do filme lançado em 2005.


Quem não gostaria de ouvir isso de um Darcy hein?

xX Nina

5 comentários

  1. Oi Nina, muito obrigado por visitar o meu blog.

    Referente ao livro "Um dia" de David Nicholls (acho que é assim que se escreve),acabei de lê-lo a pouco tempo e estou, simplesmente, louco, totalmente submerso no mundo de Emma Morley (personagem que muito eu me identifiquei).

    Adoro Jane Austem também, e deixar algum comentário positivo às suas obras é quase uma redundância, já que ela foi um expoente feminino na literatura inglesa e suas obras são explêndidas.

    Ela, no século XlX, igualmente o brasileiro Machado de Assis, deram início ao romance realista, muito diferente dos romances epistolares e açucarados que eram escritos anteriormente, resumindo, ela é um marco na literatura mundial.

    Eu sou estudante de Letras e amo literatura inglesa , como: Jane austen, Lewis Carrol e C.S Lewis.

    Desculpe por ser muito extenso em meu comentário, mas quando se trata de literatura e o objeto livro eu me perco no mar de palavras.

    Um abraço querida, estou seguindo o seu blog, colei a sua "foto link" lá e espero que você continue me visitando, acompanhando minhas opiniões, criações e devaneios.

    Beijos Nina! (G.@)/

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessa autora, o único livro que li dela foi Orgulho, Preconceito e Zumbis que conta basicamente a mesma história deste, mas contem zumbis e a Elizabeth é uma caçadora.É bem divertido. Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. Jane Austen é incrível e "Orgulho e Preconceito" é simplesmente viciante. Eis aí um filme que faz jus ao livro!

    ResponderExcluir
  4. Este é um dos meus livros favoritos!

    Darcy tb é meu personagem preferido! :)
    beijos,

    Carolina Estrella
    Twitter:@caestrella
    facebook: Carolina Estrella
    Blogs: www.garotaapaixonadaemapuros.blogspot.com
    www.romanceseleituras.com
    www.selobrasileiro.blogspot.com
    www.blogdaestrella.com
    www.escreverelegal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada!
Seu comentário me faz feliz (:

 

Memory Nina Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa