Título: Um dia
Autor: David Nicholls | Editora: Intrínseca
ISNB: 978-85-8057-045-8
Páginas: 411 folhas
Autor: David Nicholls | Editora: Intrínseca
ISNB: 978-85-8057-045-8
Páginas: 411 folhas
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia. 15 de julho de 1988. Em e Dex. Dex e Em. É assim que tudo início. Eu não sei nem o que dizer do quanto eu amei esse livro. Amei os personagens. E me identifiquei muito com ele; até porque David Nicholls mostrou realmente o que é real.
Nada daquele romance meloso (que eu gosto rs) que tudo de alguma forma acaba bem. E desde o início você sabe disso. Então há aquela expectativa. Com "Um dia" não tem somente uma expectativa, tem várias.
Emma e Dexter são muitos jovens quando se conhecem. E digamos que cada um eram de "tribos" diferentes. De amizades diferentes. Vidas diferentes. Mas o encontro deles acontecem no fim da Faculdade.
Ema e Dexter descobrem tudo juntos. Sofrem juntos. Mas ao mesmo tempo são imaturos. Principalmente Dexter.
Definindo Emma: Uma moça muito inteligente, perspicaz, insegura e sofre muito ao termino da faculdade (sabe aquele momento que você sai da faculdade e fica perdido sem saber por qual caminho seguir, o que fazer, E agora?) justamente isso.
Definindo Dexter: Moço mimado, tem tudo que deseja, audacioso, garanhão. E mesmo estando na mesma dúvida que Emma, ele não esta nem ai para a paçoca ha ha ha. E só quer diversão.
Mas é dentro desse roteiro que tudo começa. Depois do selo de amizade, Em e Dex se encontram sempre no dia 15 de julho de cada ano, com início em 1988 e até 2005. É dessa forma que os capítulos do livro são divididos. Mas ai você me pergunta: Ah, mas dessa forma a leitura não nos deixa perdidos?
É exatamente esse o encanto de David. Não, não. Parece que cada início de capitulo é a continuação do outro. E mesmo com essa junção, sabemos que em cada capitulo o personagem desenvolveu, ou para crescimento ou para a pioridade como é o caso de Dexter por algum tempo.
Mas dentro do livro você se apaixona com os encontros e desencontros do dois. E torce a cada capitulo pela sua união. Mas eu incrivelmente fiquei apaixonada pela paixão, pelo amor, pelo companheirismo que o Dexter dedica a Emma quando por fim eles ficam juntos. Ele realmente prometeu a ela não a fazer sofrer nunca mais e não se arrepender de ter tomado essa atitude.
Mas dentro do livro você se apaixona com os encontros e desencontros do dois. E torce a cada capitulo pela sua união. Mas eu incrivelmente fiquei apaixonada pela paixão, pelo amor, pelo companheirismo que o Dexter dedica a Emma quando por fim eles ficam juntos. Ele realmente prometeu a ela não a fazer sofrer nunca mais e não se arrepender de ter tomado essa atitude.
I s2 DEXTER!
Não posso deixar de citar que o livro passa pelo período de 20 anos. Na história de duas pessoas. Somente em um dia!
Mas é uma leitura linda, digna de término com choro. Certamente eu chorei é claro.
E recentemente o livro foi adaptado para o cinema com interpretação de grande estilo com Anne Hathaway como Emma e Jim Stuguess como Dexter.
Mas olha ouve muitas ironizações do filme dizendo que ficou um pouco sem emoção e sem sentido. Na realidade em algumas partes ficou mesmo e faltou muita coisa que as vezes ficamos perdido. Mas eu recomendo, antes de assistir ao filme, leiam o livro. Por que será assim que você conseguira entender o contexto todo. Até porque o livro é enorme e cheio de detalhes que "Haja" horas de filme para transparecer tudo isso.
Futuramente irei postar a resenha do filme com direito a muitas imagens lindas do filme!xX Nina
Que alegria ver "One Day" por aqui.
ResponderExcluirSou suspeita de falar, já que virei fã número um do livro, mas a história é realmente cativante.
Adorei sua resenha.
Acho essa capa do filme tão linda, quero muito ler esse livro e ter ele aqui na minha estante.
ResponderExcluirBeijos
Ótimo post, quero mto ler este livro e ver o filme tbm!!!
ResponderExcluirAdorei a resenha! Bjo FRAN
este livro parece ótimo *-*!
ResponderExcluirAdorei a sinopse, isso de tudo acontecer após uma contecimento (eles terem se conhecido) dá muita vontade de ler!
boa semana
;*
Uhuuuu, finalmente!
ResponderExcluirAi que bom, fico feliz por ter um dos meus livros favoritos de 2011 resenhado aqui.
Nem preciso de falar mais nada, sou suspeito. kkkk
Adorei também a adaptação pro cinema, pois adoro a Anne ! Beijos querida (*.@)/
Eu preciso, realmente, deste livro.
ResponderExcluirEstou encantada com as resenhas que tenho lido, e como não vi ao filme, estou super curiosa!
Beijos!
Bia | Blog Livros e Atitudes
Eu não vejo a hora de ler esse livro, estou encantada com tudo que vejo as pessoas dizerem sobre ele. Parece um romance e tanto.
ResponderExcluirRafa :)
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com/